Prancheta 1CNS_LOGO_

7 filmes sobre Data & Analytics para se inspirar

Filmes sobre analise de dados

A análise de dados impactou nossas vidas de maneiras notáveis, de computadores poderosos a soluções personalizadas de saúde. No entanto, é seguro assumir que este é apenas o começo, e há muito mais por vir. Os filmes são um excelente método para aprender mais sobre essas noções futuras em um formato fácil de entender.

A indústria cinematográfica até agora apresentou questões familiares, como sistemas sofisticados de IA, robôs humanóides, automóveis autônomos e uma sociedade inteira cheia de progresso digital. Quando examinamos tudo de perto, podemos ver que eles não são completamente inventados. 

Pensando nisso, vamos dar uma olhada em alguns dos melhores filmes sobre Data & Analytics que você deve assistir!

1. O Jogo da Imitação

O jogo de imitação, dirigido por Morten Tyldum em 2014, é um drama histórico. O filme é baseado no livro Alan Turing: The Enigma, de Andrew Hodges, escrito por Graham Moore. Benedict Cumberbatch estrela como um decodificador de sinais de inteligência alemães durante a Segunda Guerra Mundial. O matemático britânico constrói um gadget ao lado de seus colegas matemáticos para ajudá-los a decifrar e entender os códigos.

2. Moneyball

Moneyball, um filme de 2011, é sobre estatísticas de beisebol. O procedimento de seleção da velha escola de beisebol é desafiado por Billy Beane e Peter Brand, formado em Yale. Eles estão tentando recriar seu esquadrão empregando uma abordagem até então inexplorada. O filme foi indicado a vários prêmios da Academia depois de ser escrito por Steven Zaillian e Aaron Sorkin.

3. Minority Report

O filme de ação e suspense dirigido por Steven Spielberg e com Tom Cruise emprega as tecnologias mais básicas de ciência de dados para prever um amplo espectro de tendências criminosas. Os ‘PreCogs’, um grupo de indivíduos com habilidades psíquicas, ajudam a polícia de Washington com conhecimento sobre crimes antes que eles aconteçam. 

4. Uma Mente Brilhante

Uma Mente Brilhante é uma adaptação cinematográfica americana de 2001 baseada na história real de John Nash, um matemático americano que ganhou o Prêmio Abel e foi ganhador do Prêmio Nobel de Economia. O filme, dirigido por Ron Howard e escrito por Akiva Goldsman, conta a história de um matemático brilhante, mas anti-social, cuja vida sai do controle depois de aceitar uma tarefa de William Parcher. Também destaca suas realizações, apesar de seus transtornos mentais.

5. Odisseia no Espaço

Outro filme centrado em ciência de dados, inteligência artificial e desenvolvimentos tecnológicos é 2001: A Space Odyssey. É um filme clássico de Stanley Kubrick que apresenta uma série de processadores altamente sofisticados e discute o futuro da IA. Nesse caso, a IA é baseada na memória e a trama gira em torno de uma viagem espacial. A equipe é composta por humanos que viajam para Júpiter a bordo de um robô, deixando-nos com uma conclusão que nos deixa pensando no que aconteceria se os eventos do filme acontecessem no futuro.

6. Ela

Ela, um drama de amor de ficção científica roteirizado, produzido e dirigido por Spike Jonze, é outro filme fantástico. A narrativa central foca no escritor recluso Theodore Twombly. Ele compra um sistema de IA ou um assistente digital para ajudá-lo a escrever; mas, à medida que o sistema de IA melhora e tem capacidade de aprender e evoluir, Theodore desenvolve sentimentos por ele.

7. Blade Runner 2049

Blade Runner 2049 é a continuação do filme de 1982 com o mesmo nome. A trama se concentra em ‘Replicantes’, seres humanos de bioengenharia. Quando eles enlouqueceram e ameaçaram a humanidade, eles foram perseguidos pelo LAPD Blade Runner. O retrato de Ryan Gosling de ‘K’, um caçador de replicantes, é assustador. Os julgamentos dos personagens no filme são emocionais e incluem a liberdade de viver.

Inteligência Artificial, ciência de dados e outras tecnologias semelhantes estão em constante evolução. É fundamental aprimorar as habilidades para permanecer relevante na indústria moderna de hoje.

Nesta era tecnológica, em que tudo está sendo digitalizado e automatizado graças à Inteligência Artificial (IA) e suas aplicações, os filmes de ficção científica contam histórias sobre os benefícios e desvantagens das novas tecnologias. Mesmo que as coisas não aconteçam exatamente como nos filmes, eles certamente nos dão o que pensar. 

E você, conhece algum filme que a gente esqueceu de citar? Comente abaixo e compartilhe conosco!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Social Media

Principais Publicações