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Dashboards: saiba o que são e como podem ajudar na sua jornada analítica

Dashboards

Atualmente, a compreensão dos dados é a chave para tomar as melhores decisões para qualquer negócio. Entretanto, a quantidade de informação disponível a qualquer momento pode ser esmagadora, mesmo para a pessoa que mais gosta de números.

Então, qual é a chave para a tomada de decisões com base em dados? A resposta está em encontrar os dados mais importantes e formatá-los de uma forma que seja fácil de entender. 

Uma das maneiras mais fáceis de tornar os dados fáceis de entender para o público técnico e não técnico é criar um dashboard que exibe facilmente todas as visualizações de seus dados em um único lugar. Mas o que são dashboards?

O que são dashboards?

Um dashboard é uma forma de exibir vários tipos de dados visuais em um único lugar. Normalmente, um dashboard destina-se a transmitir informações diferentes, mas relacionadas de uma forma fácil de digerir. E muitas vezes, isso inclui coisas como indicadores-chave de desempenho (KPIs) ou outras métricas comerciais importantes que as partes interessadas precisam ver e entender num relance.

Os dashboards são úteis em diferentes indústrias e setores verticais porque são altamente personalizáveis. Eles podem incluir dados de todos os tipos com faixas de datas variadas para ajudá-lo a entender: o que aconteceu, por que aconteceu, o que pode acontecer e que ação você deve tomar.

E como os dashboards usam visualizações como tabelas, gráficos e gráficos, outros que não estão tão próximos dos dados podem entender rápida e facilmente a história que eles contam ou as percepções que revelam. 

Dashboards versus relatórios: qual é a diferença?

Qual é a diferença entre um dashboard e um relatório, e por que isso é importante? Por que não apenas construir relatórios ou investir somente em dashboards? A diferença está na mudança de perspectiva de relatórios periódicos (como trimestrais ou anuais) para o monitoramento contínuo (como diário ou semanal). 

O que torna os dashboards e os relatórios tão valiosos é como você e sua equipe os utilizam cada um em seu benefício.

Similaridades entre dashboards e relatórios

  • Acesso aos dados históricos;
  • Análise de tendências para ver o que funcionou (ou o que não funcionou);
  • Reunião de várias métricas;
  • Visualização de dados.

Diferenças entre dashboards e relatórios

  • Os dashboards são interativos, você pode segmentar, filtrar e visualizar melhor seus dados;
  • Os dashboards exibem dados ao vivo, dinamicamente atualizados (à medida que sua fonte de dados é atualizada, seu dashboard também o é);
  • Relatórios compartilham informações sobre áreas de interesse ou objetivos conhecido;
  • Os dashboards monitoram áreas de interesse ou objetivos conhecidos.

Há certamente uma hora e um lugar para um dashboard e um relatório, mas os dashboards são o próximo nível para as equipes orientadas por dados.

Benefícios de usar um dashboard para seu negócio

Os dashboards servem para diferentes propósitos e diferentes funções. Não existe um dashboard de tamanho único. Dashboards bem projetados respondem a perguntas comerciais e fornecem insights antes mesmo que sua equipe tenha que pedir por eles. Conheça abaixo os benefícios:

  1. Monitorar várias métricas e KPIs ao mesmo tempo
  2. Fácil de ler e entender dados
  3. Economia de tempo reduzindo ou eliminando tarefas manuais
  4. Comunicação consistente e oportuna entre as funções

Vamos analisar cada benefício com um pouco mais de detalhe.

1. Monitorar várias métricas e KPIs ao mesmo tempo

Quando uma mudança acontece dentro de um departamento, seja ela boa ou ruim, pode ter um impacto em seu negócio. Colocar seus dados em um dashboard torna muito mais fácil de entender qual foi esse impacto.

Use um dashboard a seu favor para aprofundar e desenhar uma correlação entre suas métricas e KPIs para entender o que está funcionando – e o que não está. Ao monitorar suas métricas e KPIs em um dashboard central, será possível fazer ajustes em suas práticas comerciais em tempo real.

2. Fácil de ler e entender dados

Você não precisa ser um analista de dados para usar e entender um dashboard. Os dashboards devem ser fáceis de ler. Quando você aplica os princípios e melhores práticas de design a eles, você pode chamar atenção para pontos de dados importantes que qualquer pessoa pode observar e compreender de relance. 

Seu dashboard deve ser projetado para que mesmo que você não trabalhe em marketing ou finanças, você ainda possa entender os dados que estão sendo apresentados.

3. Economia de tempo reduzindo ou eliminando tarefas manuais

Não é segredo: dashboards poupam tempo. Você não precisa mais ir a múltiplos serviços ou planilhas para recuperar seus dados e colocá-los em um relatório. Os dashboard fazem todo o trabalho pesado por você!

Invista o tempo economizado para montar e projetar um dashboard que lhe pagará o tempo investido 10 vezes mais. Gere automaticamente relatórios com seus dados a qualquer hora e em qualquer lugar.

4. Comunicação consistente e oportuna entre as funções

Os dashboards permitem que todos na empresa tomem e validem decisões comerciais e criem maior sinergia em toda a organização. Com os dados prontamente disponíveis em um dashboard, os executivos e líderes não precisam mais solicitar informações de um analista de dados. 

Os analistas podem trabalhar em segundo plano enquanto os usuários podem acessar as informações de que precisam a qualquer momento. É uma vitória para todos!

Como criar um dashboard

Há muitas soluções diferentes para ajudá-lo a construir dashboards. Mas, em um nível básico, aqui estão passos importantes para ajudá-lo a construir um que realmente funcione:

  • Defina seu público e seus objetivos: pergunte para quem você está construindo este dashboard e o que eles precisam entender? Uma vez que você saiba disso, você pode responder mais facilmente às perguntas deles com visualizações e dados selecionados.
  • Escolha seus dados: a maioria das empresas tem uma abundância de dados de diferentes fontes. Escolha apenas o que é relevante para seu público e objetivo para evitar sobrecarregar seu público com informações.
  • Verifique novamente seus dados: verifique sempre se seus dados estão limpos e corretos antes de construir um dashboard. A última coisa que você quer é perceber em vários meses que seus dados estavam errados o tempo todo.
  • Escolha suas visualizações: há muitos tipos diferentes de visualizações a serem usadas, tais como gráficos, gráficos, mapas, etc. Escolha o melhor para representar seus dados. Por exemplo, gráficos de barras e pizza podem rapidamente se tornar esmagadores quando incluem muita informação.
  • Use um modelo: ao construir um dashboard pela primeira vez, use um modelo ou um software intuitivo para economizar tempo e dores de cabeça. Escolha cuidadosamente o melhor para seu projeto e não tente inserir dados de caligrafia em um modelo que não funcione.
  • Mantenha-o simples: use cores e estilos similares para que seu dashboard não fique desorganizado e sobrecarregado. 
  • Melhore: Uma vez que seu dashboard esteja pronto, peça feedback a uma pessoa específica em seu público principal. Descubra se isso faz sentido para eles e responda às suas perguntas. Leve esse feedback a sério e faça melhorias para uma melhor adoção e compreensão.

Tipos de dashboards

Como os dashboards são personalizáveis, é difícil categorizá-los em tipos distintos. Entretanto, há sete categorias principais em que eles se enquadram, inclusive: 

Dashboards de negócios

As empresas não podem tomar decisões sólidas sem dados, que é onde os dashboards de negócios entram em jogo. Os dashboards de negócios podem hospedar todos os tipos de dados diferentes, desde vendas, finanças, administração, marketing, recursos humanos e muito mais. Eles são projetados para dar aos gerentes e diretores os dados necessários para fazer planos estratégicos e refinar ideias.

Dashboards executivos

Um dashboard executivo é um tipo específico de dashboard de negócios destinado a visualizar métricas cruciais para a equipe executiva. Normalmente, os dados são de alto nível, mas dá aos líderes transparência na atividade e desempenho críticos dos negócios para ajudá-los a tomar decisões mais informadas, planejar melhor e avaliar a eficácia.

Dashboards de KPIs

Provavelmente um dos mais importantes é o dashboard de indicadores-chave de desempenho (KPIs), utilizado por especialistas no assunto, executivos ou leigos. Eles exibem visualmente o desempenho dos pontos de dados-chave num relance, revelando a progressão em direção aos objetivos-chave. A parte mais importante de um dashboard de KPIs é saber quais são seus KPIs e a melhor maneira de medí-los. 

Dashboards de projeto

Ao executar e/ou gerenciar um grande projeto, este dashboard é uma ferramenta útil para acompanhar seu progresso e compartilhá-lo com sua equipe e com outras partes interessadas importantes. Ele oferece uma visão completa do status do projeto, dos conhecimentos e dos principais dados. 

Dashboards de desempenho

O dashboard de desempenho pode acompanhar tudo, desde o desempenho geral dos negócios até o desempenho de campanhas individuais. É útil para marketing, finanças, publicidade, recursos humanos e outros grupos empresariais.

Dashboards de desempenho do site

Ao rastrear o desempenho do site, é útil criar um dashboard. Ele rastreia dados como tráfego geral, usuários totais, usuários ativos, atividade de comércio eletrônico, vendas e receita. Quer sua organização mantenha um site simples ou mais complexo, este dashboard oferece uma visão integrada e clara de suas métricas. 

Dashboard de operações

Este é um tipo comum de dashboard de negócios. Ao contrário dos dashboards de alto nível mencionados anteriormente, estes são hiper focados para ajudá-lo a administrar o dia a dia empresarial e dar aos usuários uma visão de ponta a ponta das operações diárias. 

Agora que você sabe o que são dashboards, que tal criar os seus? Entre em contato com a Kriptos que nossos especialistas te mostram como tirar o melhor dos seus dados!

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