Prancheta 1CNS_LOGO_

Análise preditiva financeira: entenda quais as vantagens para o seu negócio

Análise preditiva financeira

A análise preditiva financeira é uma metodologia que chegou para mudar a gestão das empresas. Uma vez que ela é um dos principais suportes para as tomadas de decisão em administrações mais inteligentes. O que ajuda os gestores a aumentar o nível de previsibilidade e dessa forma se prepararem para os próximos desafios.

Nos últimos anos ter resultados financeiros tem sido mais difícil devido à inflação e a estagnação da economia, por isso, se cercar de dados e recursos como o machine learning e fluxos preditivos possam  melhorar a sua gestão financeira.

Contudo, de acordo com a Techjury, 95% das empresas já investem na criação de bancos de dados, porém 90% delas não conseguem estruturar  essas informações e transformá-las em insights úteis e estratégicos.

Quer saber como aplicar a análise financeira preditiva? Então aproveite o nosso artigo!

O que é análise preditiva financeira?

O termo análise preditiva se refere à capacidade de prever situações futuras por meio da utilização de dados e históricos passados. Quando falamos sobre análise preditiva financeira, os dados recolhidos e históricos analisados dizem respeito aos recursos financeiros de uma organização.

Esses dados são extraídos de padrões identificados na operação e apresentam comportamentos e resultados que variam conforme o cenário. Dessa forma, essas unidades de conhecimento são transformadas em indicadores de desempenho, bem como, relatórios que fornecem insumos necessários para criação de estratégias de gestão financeira.

Podemos considerar que a análise preditiva financeira funciona a partir de dois fundamentos: dados e tecnologia. Assim, ao utilizar bons softwares como sistemas de gestão financeira, podem ajudá-lo na estruturação desses dados.

Principais benefícios da análise preditiva financeira

São imensos os benefícios da análise preditiva financeira, muito mais que identificar situações futuras os fluxos preditivos ajudam a prever gastos, reservar investimentos e até mesmo a estimar uma reserva para emergências futuras. Confira abaixo alguns dos benefícios:

  • Permite a criação de um plano de gerenciamento de riscos;
  • Otimização da gestão financeira;
  • Simplifica a criação de um planejamento financeiro orçamentário;
  • Facilita na identificação de problemas;
  • Promove a melhora da sustentabilidade financeira a longo prazo;
  • E aumenta a competitividade do negócio!

Como fazer uma análise preditiva financeira na empresa?

Geralmente, os cientistas de dados, utilizam análises de informações para identificar correlações entre diferentes elementos dentro dos dados coletados. Com base nisso, um modelo estatístico é formulado, treinado e adaptado para gerar fluxos preditivos e assim, prever cenários, confira o nosso vídeo no youtube e veja na prática.

A análise preditiva financeira depende de quatro etapas: coleta, limpeza, organização e análise:

Coleta

As empresas geralmente contam com uma infinidade de informações armazenadas como balancetes, fluxos de caixa, valores pagos em impostos, percentual de lucro, entre outras informações. Essas informações são o nosso ponto de partida.

Organização

Porém, antes de qualquer coisa, é preciso entender quais dessas informações tem correlação com o problema que se busca solucionar. Neste primeiro momento, os fluxos de dados são identificados para que, em seguida, eles sejam organizados em uma data warehouse.

Limpeza

Agora é preciso separar o joio do trigo! Afinal existem acontecimentos que são pontuais e não podem ser considerados históricos ou sazonalidades (que tem recorrência). Portanto, eles podem causar anomalias ou pontos de dados ausentes, resultando em erros.

Análise preditiva

A análise preditiva pode ser obtida com base em dois modelos: classificação e regressão. No primeiro os dados são classificados em categorias, por exemplo se uma loja tiver muitos dados sobre os seus clientes, pode descobrir quais deles estão mais propensos a atrasar os pagamentos.

Já o modelo de regressão diz respeito a dados resultantes de um relacionamento contínuo, como a quantidade de receita gerada durante o relacionamento de um cliente com a sua empresa, interessante né?

Análise financeira preditiva para avaliação de risco de crédito

A incerteza sobre os pagamentos é um risco que todas as empresas costumam correr. Contudo, a tecnologia e o machine learning, são nossos aliados na criação de fluxos preditivos para identificar quais clientes e em quais situações a possibilidade de calote se tornará real.

No setor bancário a análise preditiva financeira vem sendo amplamente utilizada para estabelecer riscos de crédito, reduzir fraudes e aprimorar resultados. Uma das aplicações mais conhecidas neste âmbito é a pontuação de crédito.

Neste caso, os dados são coletados do histórico de pagamento do cliente, e esses mesmos dados são somados a variáveis comportamentais e incrementados com cenários de risco para um determinado prazo pré-estabelecido. Confira abaixo alguns dos benefícios dos fluxos preditivos para a avaliação de risco de crédito:

  • Melhoraria a gestão de clientes;
  • Segmentação de clientes;
  • Otimização da estratégia de vendas;
  • Identificação de vendas, promoções e revendas;
  • Criação de diferenciais antecipando tendências;
  • Melhoria de gerenciamento da demanda e da oferta.

A tecnologia pode ajudar te na análise preditiva financeira

O Analytics for All é uma solução Kriptos para simplificar a criação de fluxos preditivos e fornecer uma previsão futura de cenários, desafios e oportunidades para o seu negócio!

A solução une todo o poder de Alteryx e o conhecimento dos nossos especialistas, e dessa forma, te oferece mais previsibilidade para que você faça as melhores escolhas.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Social Media

Principais Publicações