Prancheta 1CNS_LOGO_

Governança de dados: conceito e dicas práticas

Governança de dados

Os dados hoje são considerados ativos importantíssimos para as empresas, uma vez que fazem parte de suas estratégias operacionais e comerciais. Contudo, ter posse de uma quantidade tão grandiosa de informações implica em certas responsabilidades.

Dessa forma, a governança de dados é essencial para a segurança das informações disponíveis. Portanto, é preciso pensar em soluções que alinhem as boas práticas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)  com o compliance da sua empresa.

Neste artigo você poderá aprender como aprimorar a sua segurança de dados por meio de boas práticas, enquanto entende melhor o conceito de governança de dados.

Aproveite a leitura!

O que é governança de dados?

Governança de dados, faz referência a todas as etapas do gerenciamento de informações dentro de uma empresa. Em resumo, são normas e políticas utilizadas para garantir o correto uso e armazenamento de dados.

Ela existe para trazer mais transparência, segurança e controle de custos em assuntos relacionados à gestão de informações importantes. Por isso, a governança de dados busca documentar e padronizar esses processos seguindo as normas da LGPD.

Qual é a sua importância?

Como já citado anteriormente, muito mais que organizar, classificar e padronizar os dados, a governança de dados está extremamente voltada para a segurança de dados. Com mais segurança, a sua empresa evita situações de risco e com isso, também previne a contração de multas e processos judiciais.

Atualmente já temos em vigor leis de privacidade e proteção de dados. A LGPD, por exemplo, prevê que as relações entre empresas e consumidores devem ser bilaterais. Isso significa que toda informação deve ser obtida com consentimento do cliente.

Aprenda a definir uma estratégia de governanças de dados

Uma das estratégias mais utilizadas para estruturar a sua governança de dados é a metodologia desenvolvida por Gartner, o especialista defende que a implementação pode ser feita por 7 etapas:

1.    Governança de dados junto com os objetivos do negócio

Vamos começar do início, é preciso que a governança de dados ajude no crescimento e cumpra o propósito do seu negócio. Dessa forma, fica mais fácil entender qual é a melhor forma de implementar certas medidas.

Assim, é possível garantir que as estratégias sejam implementadas de forma adequada e as prioridades da sua empresa sejam atendidas. Afinal não adianta implementar medidas que não vão se adaptar à sua realidade.

2.    Defina o seu time de compliance

Não basta apenas criar manuais, é preciso que haja um verdadeiro engajamento para a construção da cultura da governança de dados na sua empresa. Portanto, é preciso definir quem são as pessoas responsáveis por isso.

É necessário que as pessoas envolvidas nos processos prestem contas de como esses dados estão sendo gerenciados. O controle de dados envolve hierarquia e confidencialidade.

3.    Implemente a governança com base em confiança

Outra questão importante é que a gestão seja feita de forma a trazer ainda mais segurança de dados e confiabilidade. Para tanto, é preciso que os dados estejam claros, limpos e íntegros e que sejam relevantes para as tomadas de decisão. 

Por isso, implementar ferramentas que ajudem na catalogação e estruturação deles é fundamental. O Denodo é uma boa escolha, pois com a virtualização de dados, permite a otimização de consulta e o acesso rápido e fácil a dados estruturados.

4.    Documente os processos sempre!

Esse é um detalhe que parece chato e burocrático, mas faz toda a diferença, pois protege a sua empresa em momentos decisivos. Registre cada etapa da sua gestão de dados, documente por meio de relatórios, faça fiscalizações e auditorias.

Se a sua governança for implementada com o devido cuidado, fica muito mais fácil atender o compliance e fazer com que os colaboradores vejam a importância deste processo.

5.    Controle de acesso e segurança

Outro fator que já foi citado aqui é a segurança dos dados. É  necessário que o nível de segurança seja adequado a cada tipo de informação, algo que abrange critérios técnicos e organizacionais. Isso evita a perda e o vazamento de informações, assim como o processamento de dados não autorizados.

 

6.    Implemente treinamento e educação

Quanto mais os seus colaboradores entenderem que a governança de dados faz parte do compliance da sua empresa melhor! Por isso, invista em educação corporativa, implemente programas e treinamentos voltados a governança ética.

Eduque os seus, para que os mesmos desenvolvam as habilidades necessárias para difundir os valores da governança de dados e os promovê-los também aos novos funcionários e o mais importante, que olhem criticamente para as bases de dados da empresa.

7.    Comunique e envolva o time de negócios!

Segundo Gartner a governança de dados é ainda mais forte quando feita com democracia, por meio de processos descentralizados e coletivos. Dessa forma, é preciso garantir que haja interação entre as pessoas, compartilhamento de ideais, reuniões abertas e feedbacks

Com a governança de dados em dia a sua empresa ganha em competitividade, estratégias de negócio e ainda mais segurança de dados!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Social Media

Principais Publicações