Prancheta 1CNS_LOGO_

Inter aumenta sua produtividade em mais de 80% com automação de fluxos analíticos

Case Kriptos + Inter

Sobre o Inter

O Inter é o primeiro banco 100% digital do Brasil, fundado em 1994, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais. Ele se posiciona como mais do que um banco, sendo um SuperApp que facilita a vida financeira dos clientes.

Desafio:

Os controles de conciliação financeira da conta digital do Inter eram realizados por analistas por meio do Excel, demandando cerca de 6 horas diárias de análise. Com o aumento do número de transações bancárias, tornou-se insustentável realizar toda a conciliação financeira manualmente. Sendo assim, falta de escalabilidade e autonomia na área de negócios expunha o serviço ao risco de erro humano e falta de rastreabilidade, prejudicando a conformidade dos dados e os prazos de retorno para clientes e órgãos reguladores. O principal desafio era manter a integridade das operações em tempo hábil.

Solução:

Automatizando os processos analíticos

A equipe da Kriptos utilizou a plataforma de self-service Analytics, Alteryx, para automatizar os processos analíticos do Inter. Os fluxos são alimentados com dados sendo acessados de diversas formas, (arquivos flats, bases de dados, API, etc) e, dentro da ferramenta, esses dados são tratados e cruzados entre as bases, identificando qualquer inconsistência. A plataforma possui alta governança de dados, crucial para o Inter, que lida com dados sensíveis, garantindo acesso controlado.

Por ser uma plataforma de self-service Analytics, a área de negócios ganhou independência para realizar suas próprias análises, otimizando o tempo da equipe que não depende mais de áreas de TI para ter seus próprios insights.

Resultados:

Como resultado da automação dos fluxos, é possível conciliar 100% das transações, algo impossível anteriormente. Houve ganho em agilidade e produtividade na ordem de 83%, reduzindo processos de 6 horas para 1 hora ou menos. Atualmente, mais de 30 milhões de dados são correlacionados diariamente nos fluxos do Alteryx. Além disso, a equipe agora possui maior independência para análises, beneficiando-se da intuitividade da ferramenta, e o tempo de execução dos fluxos, varia entre 2 a 25 minutos com uma redução em torno de 97% no número de inconsistências.

Para entender melhor o trabalho feito no Inter, assista o bate-papo do CEO da BHS Kriptos, Helberth Cavalcante, com Bruna Aquino, Gerente de Operações de Conta Digital do Inter e Vinicius Rodrigues, Especialista de Operações de Conta Digital do Inter.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Social Media

Principais Publicações