Prancheta 1CNS_LOGO_

Carreiras em dados: saiba quais são os profissionais mais procurados do mercado

carreira em dados

Hoje em dia, extrair respostas acionáveis ​​a partir de dados tornou-se uma habilidade essencial para os negócios, assim como os profissionais que tornam isso possível. Por isso, todos os tipos de organizações estão contratando profissionais de análise de dados para entender a crescente quantidade e variedade de informação que elas geram e coletam.

Isso está fazendo da carreira em dados uma das mais procuradas pelos novos profissionais. Mas assim como são grandes as possibilidades que os dados trazem para um negócio, também estão crescendo as opções que alguém pode escolher na hora de definir o melhor rumo a dar para sua carreira em dados.

Para te ajudar nessa jornada, abaixo explicamos um pouco do mercado e das suas profissões que serão as mais procuradas dentro da análise de dados! Acompanhe:

A análise de dados está em demanda?

Sim, a análise de dados está em grande demanda. Em 2020, um estudo da MicroStrategy confirmou que 94% das organizações acreditam que a análise de dados é essencial para o crescimento do negócio. E não são apenas as empresas de tecnologia que estão embarcando na análise de dados.

Existem oportunidades para aplicar habilidades de análise de dados em uma ampla gama de setores. O mesmo estudo descobriu que a adoção da análise de dados foi maior nos setores de telecomunicações (adoção de 95%), seguros (83%) e publicidade (77%), seguidos por serviços financeiros (71%), saúde (64%) e tecnologia (58%).

À medida que a adoção da análise de dados cresce, o mesmo acontece com a gama de aplicações – na verdade, setores inteiros estão à beira da transformação total por conta do big data. Um relatório recente da McKinsey previu as maneiras pelas quais a análise digital mudará o marketing – com a promessa de interações de marketing individuais ativadas por dados, e ainda mais indústrias ainda precisam explorar totalmente esse potencial.

Em outras palavras, as possibilidades que os dados estão trazendo aos negócios são praticamente ilimitadas, assim como o são as possibilidades de posicionamento dos profissionais que buscam uma carreira em dados.

xxx

A partir do momento que você decide por uma carreira em dados, pode encontrar oportunidades para avançar em sua carreira em algumas direções diferentes. Dependendo de seus objetivos e interesses, você pode progredir para ciência de dados, gerenciamento, consultoria ou uma função de dados mais especializada.

Abaixo, discutimos as quatro principais opções de carreira que você pode escolher para desenvolver suas habilidades de dados.

1. Analista de dados

Em geral, uma carreira em dados começa como analista de dados. Se você é um iniciante completo vindo de uma formação não relacionada, você precisará se familiarizar com todo o processo de análise de dados – desde a preparação e análise de dados brutos até a criação de visualizações e o compartilhamento de seus insights.

Você também precisará desenvolver habilidades de consulta de banco de dados com SQL, aprender os fundamentos do Python (a linguagem usada pelos analistas) e compreender conceitos-chave, como mineração de dados e ética. Ao mesmo tempo, você precisará ser proficiente nas ferramentas essenciais do setor, como Excel e Tableau.

2. Cientista de dados

Muitos cientistas de dados começam como analistas de dados. Fazer essa transição normalmente envolve:

  • Avançar suas habilidades de programação;
  • Aprender matemática mais avançada;
  • Desenvolver uma compreensão do aprendizado de máquina.

Muitos cientistas de dados também são formados em ciência de dados, ciência da computação ou áreas afins. Embora um diploma possa não ser estritamente necessário, ter um pode significar mais oportunidades de emprego.

Comece a desenvolver as habilidades e ferramentas prontas para o trabalho que você precisa para uma carreira em ciência de dados, incluindo Python, SQL e aprendizado de máquina.

3. Gerente de dados

Outra carreira comum para analistas de dados é passar para cargos de gestão. Você pode começar como analista de dados antes de avançar para analista de nível sênior, gerente de análise, diretor de análise ou até mesmo diretor de dados (CDO).

Se você estiver interessado em seguir esse caminho, concentre-se no desenvolvimento de suas habilidades de liderança juntamente com suas habilidades de dados. Em algumas empresas, pode ser necessário um mestrado em análise de dados ou administração de negócios com foco em análise de dados para atingir esses cargos de nível superior.

4. Especialista em dados

Como analista de dados, você pode trabalhar em um dos muitos setores diferentes. Às vezes, sua carreira pode levá-lo a aprofundar o conhecimento especializado desse setor. Veja algumas opções a seguir:

  • Os analistas de negócios usam dados para ajudar a tornar os processos de TI de uma organização, as estruturas organizacionais ou o desenvolvimento da equipe mais eficientes e eficazes;
  • Os analistas financeiros usam dados para ajudar a orientar oportunidades de investimento, identificar oportunidades de receita e mitigar riscos financeiros;
  • Os analistas de operações têm a tarefa de otimizar o desempenho de uma empresa, identificando e resolvendo problemas técnicos, estruturais e processuais;
  • Os analistas de marketing, também chamados de analistas de pesquisa de mercado, analisam as tendências do mercado para ajudar a determinar ofertas de produtos e serviços, preços e clientes-alvo;
  • Os analistas de sistemas usam a análise de custo-benefício para ajudar a adequar as soluções tecnológicas às necessidades da empresa;
  • Os analistas de assistência médica usam dados de registros de saúde, relatórios de custos e pesquisas de pacientes para ajudar os provedores a melhorar a qualidade do atendimento.

4. Consultor

Depois de ganhar vários anos de experiência analisando dados para uma empresa (ou várias empresas diferentes), você pode considerar trabalhar como consultor de análise de dados. Em vez de trabalhar diretamente para uma empresa, você trabalharia como contratado freelancer ou para uma empresa de consultoria, realizando análises para diversos clientes.

Trabalhar como consultor geralmente significa mais variedade no tipo de análise que você está realizando, bem como maior flexibilidade (principalmente se você for autônomo).

Gostou de conhecer o caminho para uma carreira em dados? Comente abaixo e compartilhe conosco sua experiência!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Social Media

Principais Publicações