Prancheta 1CNS_LOGO_

Plataformas no code e low code para impulsionar o Data & Analytics

Ferramentas low code e no code

O low code e o no code são metodologias criadas para atender a demanda crescente das empresas por soluções digitais. Eles surgiram em um cenário de grande aumento da demanda por soluções em tecnologia, que pudessem escalar a produtividade, mas sem perder a qualidade e a agilidade dos serviços prestados.

O melhor é que essas novas formas de estruturar projetos, possuem inúmeros benefícios! Uma vez, que são capazes de simplificar a criação de sites, sistemas e aplicativos a ponto de não se precisar mais de alguém da área de TI para o desenvolvimento e alterações.

Quer saber como o no code e o low code podem impulsionar o data & analytics da sua empresa? Leia o nosso artigo e saiba mais!

O que são as metodologias no code e low code?

O no code e o low code são metodologias de desenvolvimento de programas cujo objetivo é diminuir ou eliminar o uso de códigos para a criação de um sistema. Isso significa mais acessibilidade, permitindo que profissionais além dos de TI possam criar seus próprios softwares.

Como o no code e o low code surgiram?

Alguns profissionais da área de TI perceberam que muitas linhas de código se repetiam e podiam ser aplicadas em softwares com diferentes finalidades. Então, observaram que eliminando a necessidade de sempre digitá-las, podiam tornar a criação do código mais rápida e mais simples também.

O que é o Low Code?

Low code, faz referência a “poucos códigos”, isso significa que o usuário não precisa de grandes conhecimentos em tecnologia da informação para a criação de aplicativos e aplicações.

Portanto, ao invés de precisarmos utilizar complexas linguagens de programação, o low code tem interfaces visuais com uma lógica intuitiva e recursos como “arrastar” e “soltar” dentro da plataforma de desenvolvimento. Seguem alguns exemplos desse tipo:

Principais benefícios do low code

  • Agilidade: como ele já vem com linhas prontas, existe uma enorme economia de tempo;
  • Flexibilidade: permite customizações rápidas e em diferentes níveis de personalização;
  • Escalabilidade: com mais agilidade e personalização sua empresa consegue atender a mais clientes mantendo a qualidade.

O que é o No Code?

O no code é ainda mais democrático e acessível, pois dispensa qualquer tipo de conhecimento em programação para criação de sites, sistemas e aplicativos. Aqui o segredo são modelos prontos e codificados, assim, é só juntar as pecinhas e montar o seu projeto.

Tal qual o low code, o  no code  também permite adaptações aos gostos e necessidades dos clientes. Garantido a personalização sem nenhuma dificuldade, ou seja, é uma forma ainda mais simples para construir projetos gastando menos. Sendo ideal para micro e pequenos empreendedores. Veja abaixo algumas plataformas no code:

  • ALTERYX;
  • Google Analytics;
  • Bubble.io;
  • Zapier.

Principais benefícios do no code

  • Mais produtividade: aumenta a possibilidade de ter clientes e facilita a implementação de melhorias e personalização;
  • Redução de custos: com o uso de uma plataforma acessível e intuitiva, é possível diminuir a necessidade de contratação de pessoal de TI;
  • Flexibilidade: assim como o low code, o no code também é customizável e personalizável.

Plataformas no code e low code para Data & Analytics

Como anda data & analytics da sua empresa? Muito dependente da equipe de TI? Nas plataformas no code e low code não é preciso que o usuário conheça linguagens de programação como SQL ou Python.

Isso facilita e muito, o trabalho de toda a organização, principalmente, dos gestores que precisam otimizar a análise de dados. Com isso, qualquer profissional é capaz de criar aplicações customizadas, e assim tornar a análise de dados precisa e eficiente para os interesses da empresa. Essa solução também é muito conhecida como self-service BI.

O que é self-service BI?

O self-service BI refere-se ao processo, ferramentas e software que capacita os usuários finais a analisar grandes quantidades de dados de negócios e criar painéis de forma independente.

Desse modo, ele é uma tecnologia utilizada para simplificar o trabalho das equipes de data & analytics, enquanto agrega novos profissionais a tarefa. Novas perspectivas agregam em insights, soluções inovadoras e mais oportunidades de negócio.

Deseja saber mais sobre o assunto? Acesse o nosso blog e leia nosso artigo completo sobre o self-service BI.

Benefícios do no code e low code para o Data & Analytics

Conforme apontamos anteriormente, o no code e o low code podem ser consideradas plataformas de self-service BI. Portanto, elas possibilitam uma ferramenta mais acessível, ágil e simples para análise de dados, confira os principais benefícios que essas características trazem para o seu negócio:

  • Melhorias no processo de tomada de decisão;
  • Inovações em soluções;
  • Aumento da colaboração entre as áreas;
  • Simplificação do fluxo de trabalho;
  • Mais competitividade.

Viu como essas plataformas podem impulsionar data & analytics da sua empresa? A Kriptos tem soluções em self-service BI como ALTERYX e TABLEAU! Uma plataforma no code desenvolvida para dar mais autonomia para a sua gestão.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Social Media

Principais Publicações