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Inteligência comercial: o uso de dados para tomada de decisão

Inteligência comercial

A inteligência comercial é uma das características mais almejadas no cenário dos negócios. Afinal, os recursos são escassos e precisam ser bem utilizados. Dessa forma, agir de modo estratégico é fundamental!

Diante de um cenário iminente de mudanças na forma de pensar e consumir, para fechar mais vendas e ter uma tomada de decisão estratégica, é preciso investir em inteligência comercial, por meio do uso de dados e KPI’s.

Leia o nosso artigo e descubra como o uso de dados pode te auxiliar na tomada de decisão!

O que é inteligência comercial?

A inteligência comercial consiste em um conjunto de ações que visam promover vantagem competitiva para empresas e negócios. Ela ajuda a melhorar a força das vendas e os seus resultados.

Isso é feito por meio do levantamento de informações e análises de dados sobre o público-alvo, produtos, serviços, concorrência e aspectos do ambiente macroeconômico que podem vir a impactar nos resultados.

Como funciona a inteligência comercial?

A inteligência comercial vai muito além de estratégias desenvolvidas pelo time de marketing e vendas.  Ela deve ser executada de forma integrada, na prática, isso se traduz na identificação e análise de indicadores chaves de performance (KPI’s), vindos de diversas áreas da sua empresa.

Esses KPI’s devem ser definidos levando em consideração os objetivos e metas, a simplicidade do indicador (toda a equipe deve compreendê-lo) e que seja de fácil mensuração.

Dessa forma, os dados podem ser extraídos da melhor maneira possível e serem utilizados como base para a criação de processos, melhoria das estratégias de vendas e criação de um plano de ação.

Quais são as principais funções da inteligência comercial?

Apesar de todo o esforço da inteligência comercial ser feito com a finalidade de trazer mais vendas para a sua empresa, o uso de dados e KPI’s adequadas, possui mais algumas funções:

  • Geração e qualificação de leads;
  • Identificação de oportunidades;
  • Monitoramento de mercado;
  • Acompanhamentos de KPI’s;
  • Coleta e análise de dados.

Dessa forma, além de melhorar os processos, ao conhecer os dados, gestores e empreendedores podem melhorar a tomada de decisão e descobrir novas oportunidades dentro do negócio!

Quais são os dados mais importantes levantados em Inteligência Comercial?

Imagino que depois dessa conversa, você provavelmente já deve estar se perguntando: Quais são os dados mais importantes para o meu negócio? Então segue alguns elementos que devem ser observados na maioria dos casos:

Informações sobre o mercado e os clientes

  • Perfil demográfico (idade, localização, gênero);
  • Comportamento de consumo;
  • Fatores que influenciam na decisão de compra;
  • Tendências da sua área e segmentos de atuação.

Características das suas vendas

  • Ticket Médio;
  • Taxa de cancelamento;
  • Taxa de conversão em vendas;
  • LTV – Valor do ciclo de venda de um cliente;
  • NPS – Índice de satisfação dos clientes

Informações sobre produtos e serviços

  • Quais produtos vendem mais;
  • Nível de satisfação dos clientes em relação ao produto/serviço;
  • Conhecimento do time de vendas sobre diferentes soluções.

Análise de concorrência

  • Identificar os principais concorrentes e suas características;
  • Identificar seus pontos fortes e fracos;
  • Estratégias de preços e descontos;
  • Posicionamento de mercado deles.

Análise de conjuntura

Acompanhamento da economia do país, como disponibilidade de crédito, juros, inflação, implementação de leis que possam impactar o seu negócio, comportamento de consumo, entre outros fatores.

Principais benefícios da inteligência comercial?

São diversos os benefícios em adotar a inteligência comercial e o uso de KPI’s para melhorar as vendas. Isso se exemplifica em situações que vão desde a criação de campanhas mais assertivas no marketing até o melhor engajamento das equipes.

Para que você possa entender ainda melhor os impactos positivos da implementação das estratégias de inteligência comercial, separamos alguns dos principais benefícios dessa metodologia:

Identificação de oportunidades

Imagine que agora você possui uma visão privilegiada do cenário da potencialidade do seu negócio. Com isso, você pode agir de forma antecipada, se preparando para novas tendências e evitando possíveis problemas no futuro.

Time de vendas mais qualificado

De posse das informações mais atualizadas e sabendo o que é relevante para a tomada de decisão de compra, o vendedor(a) chegará ainda mais preparado. O resultado é: mais vendas em menos tempo!

Sua empresa competitiva

A inteligência comercial irá aprimorar processos, melhorar as vendas e também o capital intelectual dos seus funcionários. Isso significa mais produtividade, desenvolvimento sólido e quem sabe mais investidores?

Fidelização de clientes

Ao oferecer um produto/serviço de alta qualidade, além de estar sempre atento às demandas dos clientes fica muito mais fácil a fidelização dos mesmos. Quando a qualidade faz parte da marca o cliente tende sempre a ficar!

Como a Kriptos pode contribuir com a sua inteligência comercial?

Uma das soluções mais utilizadas para aprimorar a inteligência comercial das empresas é o Tableau,  um doss serviços em Data & Analytics oferecidos na Kriptos. Através de uma coleção de softwares e aplicativos, essa solução torna possível a transformação e visualização dos seus dados de forma interativa.

Essa ferramenta pode simplificar o entendimento dos dados, fazendo com que toda equipe possa entender as KPI’s e desenvolver insights importantes! Tudo isso sem a necessidade de contar com um profissional da área de dados!

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