Prancheta 1CNS_LOGO_

Otimizando Tempo e Resultados: Automação Analítica na Conciliação Financeira

Não importa o tamanho da sua empresa, a gestão financeira é um dos pilares fundamentais para uma boa administração. De acordo com o IBGE 25% das empresas fecham as portas por falta de gestão.

Como o especialista Thiago Ayres, colunista da Gazeta do Povo já citou em sua coluna “a má gestão financeira interfere na continuidade de muitos negócios: empresa que não mantém um controle rigoroso das finanças […] e nem gerencia adequadamente o fluxo de caixa, acaba acumulando prejuízos”.

Contudo, sabemos que por dia, os negócios precisam efetuar diversas transações financeiras, sendo complexo realizar o controle de tudo, enquanto enfrenta outros desafios do dia a dia. Mas a tecnologia pode ajudá-lo a fazer isso.

Leia o nosso artigo até o final e veja como a automação analítica pode promover mais praticidade na hora de fazer a conciliação financeira. Vamos lá?

O que é conciliação financeira?

A conciliação financeira trata-se do processo de verificação e comparação de transações registradas no negócio. Portanto, é utilizada para conferir os dados financeiros e realizar a gestão de recebíveis. Coletando informações e checando se os valores que entram e saem da empresa estão corretos.

Essa rotina, garante mais confiabilidade ao fluxo de caixa, permitindo mais segurança a gestão da tesouraria. Assim, as empresas ficam cientes do seu capital de giro e podem realizar investimentos de forma segura e sem prejuízos.

Fazer a conciliação financeira é algo fundamental, porém, se realizado de forma manual, é um trabalho moroso e que demanda muita energia dos colaboradores. Uma vez que, requer atenção exclusiva, para analisar os números, conferir contas e até mesmo realizar correções necessárias…

Além disso, abarca diversos tipos de transação como: cartões, pagamentos, cobranças e bancárias. Graças a tecnologia, todo esse trabalho pode ser poupado com o uso de softwares de automação analítica.

O que são softwares de automação analítica?

Os softwares de automação analítica utilizam a metodologia do APA para coletar e analisar dados de diferentes áreas de uma organização a fim de oferecer insights sobre o processo que se deseja analisar. Neste caso, as transações financeiras.

Portanto, a conciliação financeira pode ser feita a partir de uma inteligência artificial aliada à ciência de dados. Dessa forma, todo o trabalho que os colaboradores possuem para efetuar a pode ser feito com agilidade, exatidão e de maneira otimizada. Muito bacana né?

Benefícios do uso da automação na conciliação financeira

Investir em automação analítica para a sua conciliação financeira é tornar a sua gestão mais estratégica e inteligente. Afinal, você terá acesso rápido às informações que precisa com mais confiabilidade, menos erros, mais controle sobre as finanças e muito mais!

Identificação de padrões

Conforme dito anteriormente a automação analítica entrega muito mais que dados avulsos, mas percepções relevantes ao negócio. Identificando padrões de comportamento do seu fluxo de caixa, tipos de transações feitas e como esses valores são utilizados. Ela também pode alertar os gestores a comportamentos atípicos e suspeitos na conta.

Otimização de processos

Mais qualidade em menos tempo. A partir do uso de inteligência artificial, a conciliação financeira é feita sem erros e sem custos adicionais. Afinal, erros nos dados financeiros são sinônimo de prejuízos ao caixa da sua empresa.

Análise preditiva

Ao investir na otimização, a sua empresa fica mais responsiva, diante dos desafios, pois a inteligência artificial será capaz de prever tendências e identificar situações futuras. O que possibilita que a sua empresa esteja preparada para turbulência. Confira alguns benefícios da análise preditiva:

    • Permite a criação de um plano de gerenciamento de riscos;

    • Otimização da gestão financeira;

    • Simplifica a criação de um planejamento financeiro orçamentário;

    • Facilita na identificação de problemas;

    • Promove a melhora da sustentabilidade financeira a longo prazo;

    • E aumenta a competitividade do negócio!

Como implantar na minha empresa?

Agora que você já conhece todos os benefícios é hora de se preparar para levar mais tecnologia e estratégia a sua gestão, confira abaixo algumas dicas essenciais para automatização dos processos financeiros na sua empresa.

É muito importante que a implantação aconteça com o acompanhamento efetivo de todos os responsáveis.

Mapeie o processo

Verifique quais são os tipos das transações, como e onde o processo de verificação é feito. Checar também, cobranças, registros contábeis e lançamentos.

Prepare a sua equipe

Informe a sua equipe que a implantação de um novo sistema está por vir, delegue a uma ou duas pessoas a tarefa de dar suporte a implantação do sistema. Esses colaboradores também serão treinados para manuseio da ferramenta.

Escolha a sua ferramenta!

O Analytics For All é uma solução Kriptos para ajudar a sua empresa na conciliação financeira. Nossa ferramenta otimiza as suas análises enquanto prevê tendência e oportunidades para o seu negócio, por meio da inteligência artificial e análise preditiva.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Social Media

Principais Publicações