Prancheta 1CNS_LOGO_

Como o uso de dados contribuem para superar os desafios de ESG

Dados e ESG

Palavra-chave: ESG, Greenwashing, Inteligência artificial, análise de dados

O ESG apesar de acumular alguns anos de existência ainda é uma prática recente para a maioria das empresas. Portanto, ainda não existe uma clareza a respeito de como expor essas ações e mensurar os resultados delas.

Tal situação acarretou uma verdadeira confusão na hora de criar relatórios e expor ações de impacto social, ambiental e de governança. Deixando investidores, funcionários e stakeholders sem reais padrões de avaliação e transparência.

Esse vácuo decorrente da falta de estruturação de informações, pode abrir margem para a difusão de informações incorretas e até mesmo para práticas equivocadas como o Greenwashing.

Mas fique tranquilo, a sua gestão de ESG pode ser feita de maneira correta e confiável por meio da utilização de dados e inteligência artificial, leia o nosso artigo e descubra como o uso de dados contribuem para superar os desafios de ESG

O que é ESG/ASG? Entenda o significado

O ESG pode ser entendido como um valor aplicado à gestão de empresas. Trata-se de uma forma de fazer negócios e empreender voltada para a sustentabilidade, no que diz respeito ao uso de recursos naturais, gestão de pessoas e políticas de honestidade e transparência.

E- Environmental (Ambiental)

O pilar E significa cuidado com o meio ambiente, diz respeito ao uso consciente de matéria-prima, água e energia. Bem como as formas corretas de uso e descarte de materiais e envolve também a gestão de fornecedores de uma organização, como dar prioridade a comprar apenas de empresas sustentáveis, por exemplo.

S- Social

O S, é sobre pensar nos impactos a pequeno, médio e longo prazo que as empresas provocam em comunidades em seu entorno. É sobre enxergar a organização, não apenas voltada para o lucro mais como um agente causador de impacto social.

G – Governance (Governança)

Já o G de governança, diz respeito às regras que regem o funcionamento de uma organização. Bem como seu regimento interno e a forma como ela irá se comportar frente a determinadas situações. Em resumo, o G está intimamente ligado à compliance, transparência, justiça e honestidade. 

A importância das práticas de ESG para às empresas e sociedade

Vivemos uma realidade em que os recursos necessários para o crescimento e desenvolvimento são limitados. Dessa forma, para que o futuro financeiro e social seja próspero, é preciso que as empresas adotem uma gestão mais consciente.

Portanto, no momento em que empresas lucram mais, com funcionários satisfeitos, com uma gestão confiável e honesta, todos se beneficiam: sociedade civil, natureza e também os investidores.

Os desafios da gestão de ESG

Nem tudo são flores, afinal, empresas e investidores possuem uma grande dificuldade para entender e identificar métricas de rendimento em ESG.  O que por sua vez, pode acabar prejudicando:

  •  Captação de recursos;
  •  A identificação de oportunidades;
  •  E soluções de problemas dentro dessa área.

O que pode facilitar a ocorrência de situações que podem gerar o Greenwashing.

O que é Greenwashing?

O Greenwashing vem do inglês e pode ser traduzido de forma literal como “lavagem verde” e se refere a empresas que se dizem praticantes do ESG, mas que na realidade não possuem gestão e nem ações voltadas para a responsabilidade social, ambiental e nem políticas de governança bem definidas.

A prática do Greenwashing além de ser vista como fraude, pode gerar severas consequências para a organização, um exemplo famoso disso, aconteceu em 2015 com a Volkswagen.

A montadora falsificou resultados de emissões de poluentes em motores a diesel, usando um programa de computador que burlava inspeções. O resultado disso foi: o presidente teve que renunciar, a companhia precisou realizar um recall em 11 milhões de veículos em todo o mundo, o que gerou o seu primeiro grande prejuízo dos últimos 15 anos.

Como o uso de dados pode ajudar a vencer esses desafios?

Através da implementação de estratégias baseadas em análise de dados recolhidos da própria empresa. Dessa forma, é possível implementar abordagens de ESG orientadas por esses indicadores.

A utilização do data analytics é algo fundamental para mensurar resultados e definir metas futuras. Além de identificar se a empresa está progredindo ou não em suas ações de sustentabilidade a curto, médio e longo prazo.

Já é um consenso entre os especialistas em ESG, que o progresso na área só acontecerá com um esforço conjunto para identificar KPI’s (Key Performance Indicators ou Indicadores-Chave de Performance) e OKRs (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave), que sejam relevantes.

Para entender melhor, o desempenho da sua empresa no assunto pode ser visto por meio de análise de dados como: quantidade de emissões de gases do efeito estufa (GEE), diversidade da força de trabalho e remuneração dos executivos, por exemplo.

O uso da inteligência artificial para o ESG?

Uma das estratégias que muitas empresas têm adotado é a utilização da inteligência artificial para a análise de dados. Uma vez que existem uma grande quantidade de KPI’s, a tecnologia é uma ferramenta importante na otimização deste processo.

Logo, a inteligência artificial, além de realizar a análise, também trará respostas importantes sobre práticas insustentáveis, riscos associados ao ESG e áreas que devem ter prioridade nas ações futuras.

Comece agora a otimizar os seus resultados! Você já conhece o Analytics for all? É uma solução Kriptos em Data Science criada para ajudar você com análises diagnósticas e preditivas.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Social Media

Principais Publicações