Prancheta 1CNS_LOGO_

Virtualização vs replicação de dados: qual a melhor?

Virtualização vs replicação de dados: qual a melhor abordagem?

Atualmente negócios inteiros dependem do acesso integral aos dados. Sem dúvida esse é um dos pontos mais críticos, quando o assunto é acessibilidade, integração e disponibilidade desses dados 24h por dia.

Outra demanda é: como possibilitar que essas informações valiosas permaneçam disponíveis 100% do tempo e protegidas de forma confiável contra violações da LGPD e até mesmo ataques hackers?

Atualmente temos duas abordagens que podem te ajudar a garantir o seu acesso aos dados em caso de quedas do sistema ou interrupções inesperadas na internet, a virtualização de dados ou a replicação de dados.

Leia este artigo até o final e veja qual é a melhor abordagem para a sua empresa!

Replicação de dados

A replicação de dados ocorre quando os dados são armazenados de forma repetida em mais de um site ou servidor. Ela garante que o acesso às informações seja integral, mesmo em casos de inatividade ou tráfego mais pesado.

Em caso de aplicativos em nuvem, a replicação de dados torna possível que o usuário acesse a uma cópia do banco de dados em um banco local, com uma velocidade e processamento muito melhor do que se comparado ao acesso via API do aplicativo em nuvem.

Diferente de um backup comum, a replicação de dados puxa as informações de um servidor chamado publisher.  Dessa forma, os dados são originados no publisher e replicados em outro servidor chamado de assinante. 

Quaisquer transações feitas nos dados em qualquer que seja os servidores (publisher e assinante) são refletidas e sincronizadas automaticamente, ou seja, atualizadas em tempo real.

Tipos de replicação de dados

Como você viu acima, com a replicação de dados proporciona muita confiabilidade e acesso integral aos dados, mas você sabia que essa replicação pode ocorrer de três formas diferentes? Confira abaixo os três tipos de replicação de dados:

Replicação Transacional

Aqui, as alterações de dados que acontecem com mais frequência são atualizadas e distribuídas entre os pontos de replicação automaticamente, isso acontece praticamente em tempo real. Ela não só replica o resultado final da transação, como também registra os históricos de todas as etapas em ordem de alteração.

Aplicação desse tipo de replicação de dados:

Se pensarmos em um caixa eletrônico por exemplo, a replicação do publisher para o assinante mostra não só o saldo final, como também o extrato bancário inteiro e a ordem das transações, muito legal né?

Embora as alterações ocorridas no publisher sejam replicadas no assinante, na replicação transacional, as alterações de dados no assinante não podem ser sincronizadas com o publisher.

Replicação de instantâneos

Diferente da primeira, essa sincroniza dados entre o publisher e o assinante em um determinado momento. Movendo blocos de dados do publisher para o assinante em uma única transação.

Neste caso, as atualizações em uma replicação de instantâneos não são feitas com tanta frequência quanto na transacional. Ela é indicada antes da transicional para estabelecer um estado básico entre os servidores. É importante deixar claro que a replicação de instantâneos não atualiza todas as transações entre os servidores e nem a ordem de alteração dos dados.

Aplicação desse tipo de replicação de dados:

Esse tipo de replicação de dados pode ser utilizado na gestão de CRM na nuvem, replicando dados originados de contas e contratos para a criação de banco de dados local para fins de relatório.

A replicação instantânea pode acontecer a cada 15 minutos, a cada uma hora ou uma vez ao dia, tudo vai depender da frequência com que esses dados são alterados. Além disso, a replicação pode ser feita apenas com os dados alterados, deixando o processo ainda mais eficiente.

Replicação de mesclagem

A replicação de mesclagem ocorre de forma um pouco mais complexa, contudo, esse tipo permite que as alterações dos dados possam ocorrer tanto no publisher, quanto no assinante.

Os dados atualizados são encaminhados para um agente mesclagem, o qual é instalado em todos os servidores, este agente utiliza-se de algoritmos de resolução de conflitos para atualizar e distribuir os dados.

Aplicação desse tipo de replicação de dados:

Se um funcionário realizar a edição de um documento salvo diretamente em nuvem (publisher) no seu notebook ou celular (assinante) enquanto estiver online, isso seria uma replicação transacional, pois o documento é salvo praticamente em tempo real.

Contudo, caso o funcionário faça o download e o documento baixado da nuvem seja atualizado em modo offline, iria ocorrer um conflito de dados, pois seriam duas versões diferentes.

Uma vez on-line novamente, o agente de mesclagem iria completar o arquivo do publisher com as informações alteradas no assinante e vice-versa.

Vantagens da replicação de dados

Conforme vimos anteriormente um dos principais benefícios da replicação de dados é a facilidade na hora de atualizar os dados em diferentes locais. Porém, existem muitos outros benefícios:

Confiabilidade e disponibilidade dos dados

Mais segurança dos dados, isso porque, em caso de falhas em qualquer unidade, os dados estarão disponíveis e atualizados em diferentes sites e locais. Essa é uma qualidade particularmente interessante para empresas que têm filiais espalhadas em diferentes lugares.

Disaster Recovery

Em termos de recuperação de desastres e proteção a segurança dos dados mais uma vez está garantida! Por meio de um backup consistente, que será mantido mesmo em caso de desastres com falhas na máquina ou violação do sistema.

Mais escalabilidade

A replicação de dados também melhora o desempenho do servidor. Assim com um esforço mínimo em uma ponta o trabalho pode ser rapidamente replicado em diferentes pontos, permitindo uma maior escalabilidade, agilizando e melhorando as entregas.

Além disso, quando todas as operações de leitura de dados são direcionadas para uma réplica, os administradores podem reduzir os ciclos de processamento no servidor primário para operações de gravação mais exaustivas de recursos.

Suporte à análise de dados

É muito comum que as empresas orientadas a dados dupliquem várias fontes de armazenamento como data warehouses ou data lakes. Quando todas as pessoas da equipe têm acesso às mesmas informações, realizar projetos a distância fica bem mais fácil.

Virtualização de dados

A virtualização de dados é um tipo especial de tecnologia de integração de dados que fornece acesso a dados em tempo real, perfeitamente em um só lugar. Ela é uma forma de integrar fontes de dados distintas sem necessidade de movimentação dos dados, isso ocorre a partir de um software.

Vantagens da virtualização de dados

Essa abordagem pode ser utilizada por diferentes segmentos e é capaz de fornecer acesso rápido aos dados armazenados em toda a empresa como:

  • Bancos de dados tradicionais;
  • Fontes Big Data;
  • Sistemas de nuvem;
  • E IoT.

Confira a seguir algumas vantagens virtualização de dados:

Aceleração dos processos de análise

Através do acesso imediato, todos os dados podem ser integrados em tempo real sem amplo conhecimento técnico ou esforço manual de codificação. Além disso, a agilidade desta metodologia proporciona uma integração de dados com maior precisão.

Aumenta o ROI

Diante de informações disponíveis instantaneamente para uma ampla variedade de funcionalidades que podem ser utilizadas na elaboração de relatórios e análises, as entregas e tomadas de decisão são mais ágeis, o que irá favorecer o aumento do retorno sobre investimento (ROI).

Flexibilidade e simplicidade

A fase de prototipagem rápida permite ciclos de teste mais rápidos antes de migrar para ambientes produtivos, além disso, a interface unificada, ajuda a simplificar as análises focando em KPI’s que realmente fazem a diferença.

A camada virtual permite que os usuários adaptem rapidamente a lógica de negócios às demandas em constante mudança, adaptando- se rapidamente às mudanças de cenário.

Custo-benefício

Ao contrário dos armazéns de dados tradicionais, nenhuma infraestrutura extra é necessária com a virtualização, pois os dados permanecem nos sistemas de origem. Saiba mais sobre a virtualização de dados com o nosso artigo!

Replicação de dados vs Virtualização de dados

Como você pôde perceber até aqui, enquanto a virtualização de dados traz consigo a integração de dados de diferentes fontes em um só lugar, a replicação fornece mais escalabilidade na distribuição de dados em diferentes locais.

Enquanto a replicação é mais interessante para quem deseja distribuir determinados dados em diferentes pontos, a virtualização é mais indicada para quem precisa de todas as informações em um só lugar e sem mover os dados para um novo local.

Qual a melhor abordagem?

Tanto a virtualização, quanto a replicação de dados são tecnologias que podem trazer soluções valiosas para a sua empresa, contudo, sua utilização dependerá dos objetivos de cada organização. Quer saber qual é a melhor opção para o seu negócio? A Kriptos ajuda você!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Social Media

Principais Publicações