Prancheta 1CNS_LOGO_

Consultoria em análise de dados: vale a pena?

Consultoria em análise de dados

Navegar pelo mundo dos negócios sem ter o embasamento em dados e informações estruturadas é com certeza arriscado. Afinal, os recursos são limitados e nem sempre errar é uma possibilidade.

Mas como agir diante desse cenário? Será que investir na construção de uma equipe interna para análise de dados é a escolha certa para a sua empresa? Ou uma consultoria resolveria o seu problema de forma mais rápida e efetiva?

O que não restam dúvidas é que, ter um especialista em dados é indispensável, ainda mais, diante de um volume tão grande de informações geradas todos os dias.

Mas fique tranquilo, que no artigo desta semana, iremos te dar essa resposta! Leia até o final!

Consultoria em análise de dados ou ter equipe interna?

A escolha correta irá depender de inúmeros fatores, entre eles estão: o tamanho da sua empresa, o volume de dados, a curva de aprendizagem dos seus funcionários e a urgência de uma resposta às demandas da sua empresa.

Por isso, antes de tomar qualquer decisão, é necessário analisar como funcionam e quais são os benefícios de cada uma das alternativas. Confira no tópico a seguir, quais são as etapas da consultoria em análise de dados e da construção de uma equipe com especialistas em análise de dados.

Como funciona uma consultoria de dados?

A consultoria em análise de dados ocorre a partir de 5 etapas:

  1. Verificação do grau de maturidade dos dados;
  2. Objetivos principais da sua empresa para com os dados;
  3. Definição do foco do projeto de Análise de Dados;
  4. Dimensionamento do projeto;
  5. Execução do projeto em Data Analytics.

Principais etapas da consultoria em análise de dados

Verificação do grau de maturidade dos dados

Aqui você irá descobrir em qual estágio está a cultura de dados da sua empresa. Ou seja, como os dados costumam ser tratados e manejados no dia a dia. Se eles estão organizados ou não, onde estão armazenados, e se estão ou não sendo transformados em informação.

Por meio do Modelo de Maturidade dos Dados é possível verificar qual é o entendimento e utilidade que os dados têm para a empresa, a verificação é feita tomando como base 5 níveis de maturidade:

1° Fragmentado: dados em estado bruto espalhados pela organização, sem supervisão e sem padronização

2° Informações sob demanda: processos e áreas específicas da empresa já possuem plataforma de análise e geram informações sob demanda.

3° Dados Unificados: Unificação das plataformas de dados e geração de análises históricas sobre processos da empresa como um todo.

4° Análises preditivas: dados integrados e enriquecidos sistematicamente, geração de insights sobre o negócio da empresa.

5° Data Drive: cultura de dados implementada e tomada de decisão orientada por dados.

Objetivos principais da sua empresa para com os dados

A segunda etapa da consultoria em análise de dados diz respeito ao mapeamento  dos objetivos da empresa para com a análise de dados. Assim é possível identificar quais são as melhores metodologias para o nível de maturidade de dados que a sua organização deseja alcançar.

Contudo, para chegar a essa conclusão é preciso se aprofundar e conhecer ainda mais o negócio. Perguntas como:

  • Qual é o tipo de negócio da sua empresa?
  • Quais são esses dados?
  • O que se espera com a utilização dos mesmos?

São as respostas dessas perguntas que irão definir o foco do seu projeto de análise de dados.

Definição do foco do projeto de Análise de Dados

Normalmente a consultoria em análise de dados desenvolve-se em três frentes diferentes: Análise, Virtualização de Dados ou Business Intelligence, Engenharia de Dados e Ciência de Dados.

 

Como fazer uma equipe de análise de dados?

Outra alternativa é montar a sua própria equipe de análise de dados, é importante que a sua equipe tenha sim especialistas, porém, o ideal é montar um time multidisciplinar. Veja abaixo algumas dicas para criar o seu time:

Monte um time diverso

Possuir pessoas de diferentes áreas, origens e perspectivas é fundamental para refinar e trazer mais possibilidades na leitura dos dados.

Como Tom Davenport, consultor da Deloitte Analytics disse em seu livro “Competing on Analytics: The New Science of Winning, os times de análise de dados devem ser formados também por pessoas com habilidade em negócios, comunicação e relacionamento.

A missão precisa ser clara

É preciso que haja clareza, qual será o foco do projeto de análise de dados? E qual é o papel da equipe para que o objetivo seja de fato alcançado. Por isso, é preciso fazer as perguntas certas para não se perder no caminho.

Conhecer e gerenciar seus dados é indispensável

Procure estruturar os seus dados da melhor forma possível. Isso começa com organização, classificação e armazenamento correto. Se o seu processo de dados não for confiável ou estiver incompleto os resultados podem não ser os melhores.

Uma boa alternativa para ajudar você no gerenciamento é buscar o suporte de um especialista em dados.

Compensa ter uma equipe interna de análise de dados?

Muitos gestores acreditam que ter uma equipe própria para análise de dados é a melhor escolha. Contudo, nem sempre é possível fazer tudo dentro de casa. Uma vez que, existem custos de implementação do setor que vão desde a financeiros até temporais.

Afinal, quando existem desafios na sua gestão, é preciso realizar as melhorias com agilidade e nem sempre é possível aguardar o período de treinamento, implementação e estruturação de um setor de inteligência de dados.

Outro desafio são os custos com ferramentas para a gestão de Big Data e estruturação de dados. Dessa forma, contar com o conhecimento de um especialista em dados é essencial para a implementação de uma cultura de dados na sua empresa. 

Quais os principais benefícios da consultoria em análise de dados?

De acordo com a International Data Corporations (IDC), as empresas que utilizam Data Analytics em suas tomadas de decisão aumentaram em mais de 20% o faturamento. O estudo indicou que a metodologia melhorou significativamente o lucro, a eficiência operacional e a retenção de funcionários. Confira abaixo os principais benefícios:

Serviços customizados

Na consultoria de análise de dados, você irá contar com o apoio de um profissional especialista em dados para ajudar você. Dessa forma as soluções em data analytics serão definidas de acordo com o que a sua empresa precisa, com soluções personalizadas.

Armazenamento de dados mais seguro

A Lei Geral de Proteção de Dados prevê uma série de boas práticas para o manejo e armazenamento. Com a ajuda de um especialista em dados, você mantém suas informações protegidas e ainda evita surpresas.

Virtualização de dados

Acesse suas bases de dados de forma remota e com atualização em tempo real! Integre bases distintas sem a necessidade de movimentar os dados, tudo de forma automática para tornar o dia a dia mais dinâmico.

Consulta e aprendizado

Com acesso facilitado às informações, as equipes podem trabalhar melhor na identificação de oportunidades e extração de insights para aprimorar os processos, criar dashboards e entender ainda mais sobre o comportamento do seu negócio!

A consultoria em análise de dados é ideal tanto para um acompanhamento contínuo quanto para a condução de projetos pontuais ou específicos da sua gestão.

Especialização externa com equipes integradas

É  muito comum que as empresas recorram às consultorias de análises de dados para projetos pontuais ou específicos. Talvez a solução que você tanto procura esteja na atuação de forma híbrida, com sua equipe e uma consultoria externa. A integração dos times é enriquecedora, e conta com olhares externos e mais analíticos. 

Quer saber mais sobre como a consultoria de análise de dados pode transformar o seu negócio? Então conheça as soluções em BI da Kriptos. Somos uma empresa do Grupo BHS, conheça a nossa consultoria!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Social Media

Principais Publicações