Prancheta 1CNS_LOGO_

Democratização dos dados: um grande passo para cultura data-driven

Democratização dos dados: um grande passo para cultura data-driven

De acordo com o estudo da Global  State of Enterprise Analytics, no Brasil 60% das empresas já utilizam Data & Analytics para orientar suas tomadas de decisão. Isso significa que a cultura data driven já é vista como parte fundamental da estratégia das empresas.

Diante desse cenário, aqueles que ainda não se adaptaram aos novos tempos, devem enfrentar os desafios da implantação de uma cultura de dados mais democrática. Se esse é o caso da sua empresa, fique tranquilo!

Ainda está em tempo de fazer esses ajustes, contudo, é preciso revisitar processos e fazer com que a sua equipe esteja apta a lidar com os dados da melhor maneira possível.

Muitos gestores sabem dos benefícios associados à democratização dos dados, porém, a implementação é sempre um grande desafio. Portanto, preparamos este artigo para ajudá-lo a levar a cultura data-driven para a governança da sua empresa, aproveite a leitura!

O que é democratização dos dados?

Antigamente era muito comum que as empresas determinassem as suas estratégias de forma mais intuitiva. Guiando suas ações e planejamentos com base em achismos dos fundadores ou em experiências anteriores (o que não é de todo errado).

Porém, nem sempre, os resultados estão necessariamente associados aos fatores e circunstâncias que acreditamos, principalmente, quando não há nenhum tipo de métrica envolvida.

Afinal, podemos sempre fazer algo da mesma forma e em um certo dia, os resultados podem não vir da maneira esperada. É nesse momento que os dados fazem muita falta! A cultura data-driven fala não só do uso dos dados, mas que eles sejam utilizados por todas as pessoas.

A democratização dos dados realmente é implementada quando a estrutura de dados é simplificada. Ou seja, quando os dados estão disponíveis em uma plataforma acessível em que possam ser compreendidos por diferentes equipes de forma intuitiva.

Para tanto, a verdadeira democratização de dados torna os funcionários capazes de utilizarem ferramentas que antes eram exclusivas dos cientistas de dados. Estimulando a curiosidade, aumentando o engajamento e fomentando a inovação.

Por que é tão importante?

A democratização dos dados é fundamental para o acesso e a compreensão dos colaboradores das questões que, de fato, influenciam nos processos do dia a dia e nos resultados da empresa.

Portanto, ao receberem treinamento e terem livre acesso a indicadores e métricas chave de desempenho, os colaboradores têm em suas mãos as ferramentas necessárias para entregas com mais qualidade de eficiência.

Principais benefícios da democratização dos dados

Fazer o novo é sempre um desafio diante de uma cultura já estabelecida, mas os benefícios relacionados à democratização dos dados são inúmeros e fazem muita diferença nos resultados do seu negócio.

Mais produtividade

Muitas vezes tarefas não são concluídas em tempo hábil ou estratégias não tão eficazes são adotadas por falta de dados fundamentais. Um vendedor sem informações importantes, pode perder muitas vendas, por estar:

  • Ofertando o produto para o público errado;
  • Utilizando estratégias de Cross-Selling e Up-Selling inadequadas;
  • Ou com o preço inadequado para o item.

Enfim, sem a cultura data-drivené impossível saber qual ou quais dessas causas, estão provocando a queda nas vendas. Caso este suposto vendedor, fosse treinado para trabalhar com dados, as estratégias de venda seriam ajustadas e a produtividade seria muito maior.

Inovação

Quando todos têm acesso aos dados, a operação ganha novas perspectivas e possibilidades. O que levam a novas ideias, novas formas de fazer, o que pode culminar em procedimentos mais inteligentes para gerir insumos, reduzir custos operacionais e até mesmo implementar formas mais ágeis de executar tarefas até então morosas.

Maior Transparência

Ao disponibilizar as informações para todos os colaboradores, sua empresa ganha em transparência. O que ajuda a construir uma cultura organizacional mais aberta e participativa, quando as informações são compartilhadas o dia a dia fica mais leve. Pois, isso ajuda a prevenir conflitos e desentendimentos entre os funcionários.

Criação de uma cultura data-driven

E o mais importante, a criação de uma cultura data-driven! Sua organização só tem a ganhar quando os colaboradores adquirem uma visão voltada para os dados. Uma vez que a era do achismo acaba, as decisões são tomadas de forma mais consciente e segura, prevenindo achismo e aumentando a adaptabilidade do seu negócio às mudanças do mercado.

Como democratizar os dados na sua empresa?

Agora, você vai ver como democratizar os dados trazendo a cultura data-driven para a sua rotina. Confira abaixo o passo a passo:

1)   Realize uma auditoria de dados

O primeiro passo é saber qual é o grau de maturidade do uso dos dados no seu negócio. Como eles são gerenciados atualmente? O que está funcionando e o que não está? Identifique os gargalos, quais são as ferramentas utilizadas?

 Elas são de fácil compreensão e acesso a todos? Ao obter essas respostas fica mais fácil identificar por onde começar, e quais serão as mudanças para trilhar rumo a implantação da democratização de dados.

2)   Defina uma estratégia de governança de dados

Comece definindo regras claras para a governança de dados, estabeleça quem tem acesso aos dados, como eles devem ser utilizados, armazenados e tratados. Assim como quais fontes são confiáveis e as métricas que irão ser utilizadas para avaliar a qualidade das informações.

Defina também quem serão os responsáveis por difundir no compliance da empresa as boas práticas de governança de dados. Isso trará mais segurança e conformidade.

3)   Envolva a liderança no processo

Os gestores também precisam se envolver no processo. Isso mostra aos demais colaboradores a importância da checagem dos dados para a criação de estratégias, planejamentos e tomadas de decisão mais eficazes. 

4)   Treinamento e capacitação

Assim como dito anteriormente, a verdadeira democratização dos dados, ocorre, apenas se todos são capazes de compreender e interpretar os indicadores. Portanto, exige que os funcionários tenham um nível adequado de alfabetização de dados.

Para tanto, os líderes de dados devem impulsionar ações que visem o treinamento e capacitação como um dos procedimentos fundamentais no processo de onboarding e também para os funcionários que já são parte da empresa.

5)   Softwares de Self Service B

Contratar uma equipe inteira de TI não é uma opção financeiramente viável para a maioria das empresas, por isso, o software de self service BI, são uma ótima alternativa para democratizar os dados de forma rápida e simples.

Uma vez que nesse tipo de plataforma, o usuário não precisa possuir profundos conhecimentos em dados para utilização, reduzindo a curva de aprendizado  e economizando tempo da empresa. Veja abaixo algumas ferramentas:

São muitas as etapas para alcançar uma cultura data-driven, mas fique tranquilo, que a sua jornada pode ser muito mais leve com o apoio da Kriptos. Acompanhamos a sua empresa em todas as fases da sua jornada analítica.

Somos uma empresa do Grupo BHS que há mais de 26 anos, ajuda empresas a desenvolver suas áreas de TI e dados. 

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Social Media

Principais Publicações