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Além da Tecnologia: O Fator Humano como Diferencial na Análise de Dados

Fator humano na análise de dados

Chat GPT, softwares de gerenciamento, chatbots e automação de diversos processos. Segundo a terceira pesquisa encomendada pela Microsoft à agência de comunicação Edelman, 98% das médias e pequenas empresas já sentem o impacto positivo da transformação digital em seus negócios.

Muitas tarefas antes executadas de forma manual agora são destinadas a programas de computador e maquinário supereficientes. Hoje, as operações estão cada vez mais enxutas e entregando uma produtividade ainda maior.

Essa percepção pode ser uma cilada, caso a sua gestão acredite que as IA’s sozinhas serão capazes de trazer todos os resultados que a sua empresa precisa para crescer. As máquinas fazem o que as pessoas demandam delas.

Por isso, o fator humano é um grande diferencial na análise de dados, sendo ele, de fato, um dos ativos mais importantes para o sucesso de qualquer organização, leia este artigo e veja como a interpretação de dados pode ser o seu diferencial competitivo.

O que significa o fator humano?

O fator humano pode ser definido como características, fisiológicas, físicas  e sociais que influenciam a interação humana com equipamentos, processos, sistemas e os demais indivíduos ou equipes de trabalho.

No mundo empresarial, o fator humano ou capital humano como também é conhecido, é medido por várias qualidades pessoais e profissionais dos colaboradores. O que envolve habilidades técnicas, conhecimento intelectual e comportamentos que beneficiam as atividades do negócio, entregando mais eficiência e qualidade à operação.

Qual é a importância do fator humano para as empresas?

Conforme dito acima, o fator humano é a junção de qualidades pessoais e profissionais. Isso significa que, quanto maior o valor econômico gerado por ele, melhores serão os resultados financeiros.

Portanto, para manter o desenvolvimento do seu negócio é fundamental investir nas pessoas! Isso pode ser feito com estruturação da gestão de pessoas e estratégias de recursos humanos, como: desenvolvimento de ações para o bem-estar, disponibilização de cursos e treinamento para a capacitação dos seus colaboradores.

Por que o fator humano é um diferencial na análise de dados?

Pode até parecer clichê, mas as organizações são formadas por pessoas, que trazem consigo perspectivas únicas de ver o mundo e enxergar os desafios. Hard e soft skills são desenvolvidas com o tempo e conforme o nível de conhecimento sobre o negócio vai se aprofundando.

Para que os resultados desejados sejam alcançados, o fator humano é um ingrediente fundamental para a receita do sucesso. Uma vez que, as metas batidas e problemas solucionados, são o resultado de uma integração perfeita entre ferramentas, habilidades técnicas e características comportamentais.

Quando falamos sobre análise de dados, as pessoas que trabalham com você a mais tempo e conhecem profundamente o seu negócio, são as melhores para identificar os dados mais relevantes e oportunidades no mercado.

São esses colaboradores que irão extrair insights importantes com a interpretação dos dados, feita de um ponto de vista especializado, com bagagem de cases anteriores e uma visão crítica sobre os números.

Interpretação de dados: fator humano e tecnologia

Em muitos artigos aqui no blog, já atentamos para a importância de se estruturar dados antes de analisá-los, afinal, sem os objetivos claros, essas informações não passam de números soltos.

Dessa forma, é preciso que existam pessoas capazes de entender, o que significam os números em cada situação e no contexto no qual se encontra a organização. Portanto, a tecnologia não deve ser vista como algo a substituir o colaborador, mas sim, como uma ferramenta a serviço das necessidades da empresa.

Fator humano é o diferencial na análise de dados

Desenvolver pessoas é sempre um grande desafio, porém, para explorar o fator humano como diferencial na análise de dados, é preciso investir em trabalho em equipe. Por isso, a dica é ter analistas de dados mais conscientes e preparados para lidar com os gestores do negócio.  Uma estratégia interessante é trabalhar com plataformas intuitivas e de fácil compreensão. 

Atualmente existem várias ferramentas no code e low code, que podem ser utilizadas para simplificar a análise de grandes volumes de dados. Isso tudo, sem a necessidade de um longo período de aprendizagem. Quer conhecer algumas delas?

Microsoft Power BI

Imagine ter em um só lugar todas as informações que você precisa? O Microsoft Power BI é uma ótima ferramenta para a criação de painéis interativos. Esse software tem como diferencial facilitar a integração de dados de diferentes fontes, o que economiza tempo e aprimora a capacidade de contextualização e interpretação de dados.

Alteryx

O alteryx é uma plataforma no code,ou seja, não há necessidade de saber programação para utilizá-la. Com ela, o seu colaborador será capaz de cruzar dados e enviar os resultados para outras ferramentas e plataformas de análise de dados.

Qlink

Essa outra ferramenta pode ajudar você a integrar dados de analytics em apenas um pipeline completo e em tempo real. Assim como o alteryx, o usuário não precisa aprender programação.

Google Analytics

Com o Google Analytics é possível medir o desempenho do site da sua empresa online, por exemplo. Analisando a quantidade de visitas, a interação dos usuários e até mesmo acessar dados já processador pode meio de relatórios automatizados. 

Esses, são apenas alguns exemplos de plataformas que podem ajudar na compreensão e interpretação de dados dos seus funcionários. Basta aliar o conhecimento com a tecnologia, que a produtividade da sua empresa vai ficar ainda melhor!

Quer transformar a sua empresa através dos dados? Então conheça a Kriptos, oferecemos todo o suporte que você precisa para tornar seus colaboradores ainda mais eficientes ao lidar com dados, quer saber mais? Entre em contato conosco.

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