Prancheta 1CNS_LOGO_

Confira as 10 tendências de tecnológicas para 2024

Tendencias de ti para 2024

De acordo com a consultoria Gartner, em 2024 está previsto um grande aumento, por parte das empresas, em todo o mundo, em investimentos na área de TI. Resultando em um crescimento de 8% do valor destinado, totalizando um montante de 5,1 trilhões de dólares.

Isso demonstra o quanto a tecnologia é reconhecida como um pilar estratégico para o crescimento dentro do mercado, tanto para as organizações como também para os profissionais. Portanto, estar atualizado e compreender para onde os ventos apontam é fundamental para lidar com as mudanças.

Então aproveite este artigo, para começar o ano de 2024 muito bem informado sobre as tendências na área de tecnologia. Boa leitura!

10 tendências tecnológicas para 2024

Conhecer as tendências tecnológicas de 2024 e entender qual é o impacto delas nos negócios é essencial para ajudar a sua organização a crescer e se proteger, agregando valor. Dessa forma, trouxemos informações de qualidade, apuradas pela Gartner, maior consultoria em dados do mundo.

Portanto, todo o conhecimento aqui exposto, faz parte de estudos rigorosos realizados por mais de 2200 especialistas em contato com cerca de 19 mil associados em 85 escritório da área de tecnologia espalhados pelo mundo. Vamos descobrir o que nos espera quanto a transformação digital este ano?


1. Gestão da confiança, risco e segurança da IA (AI TrisM)

Os crimes relacionados a roubos de informações e invasão de privacidade estão cada vez mais engenhosos. Dessa forma, tecnologias que dão suporte à governança do modelo de IA, são importantíssimas para manter a confiabilidade, imparcialidade, robustez e principalmente a transparência e proteção dos dados armazenados.

Confira abaixo alguns componentes da AI Trism:

  • Detecção de anomalias no conteúdo (explicabilidade e transparência);
               
  • Proteção de dados (gestão de modelos ModelOps);
               
  • Segurança de aplicativos (Resistência adversária).

Essas são algumas lacunas que aqueles que utilizam se de tecnologia com inteligência artificial devem preencher para aumentar a confiança e diminuir os riscos.

2. Gestão da contínua de exposição a ameaças (CTEM)

Outra tendência tecnológica para 2024 é a CTEM ou gestão contínua de exposição a ameaças, que diz respeito a uma abordagem mais eficaz e pragmática para a otimização de segurança cibernética.

Essa abordagem à segurança alinha ciclos de avaliação de exposição com projetos comerciais específicos ou vetores de ameaças críticos. Sendo feita, através de processos bem definidos:

Diagnóstico

1°) Definição do escopo: fazer a gestão dos riscos cibernéticos, isso é definir quais são os riscos que ameaçam o funcionamento dos softwares, bem como as informações da empresa no que tange o digital;

2°) Descoberta: a exposição e as prioridades de remediação da empresa são validadas ao ponderar a visão do invasor e testar a eficácia dos controles de segurança;

3°) Priorização: e em seguida determinar quais são as questões mais relevantes e importantes, definir prioridades.

Ação

4°) Na validação são definidas as medidas de respostas a serem tomadas de acordo com as ameaças detectadas;

5°) Mobilização: tratamentos e otimização da postura de segurança.


3. Tecnologia sustentável

A tecnologia sustentável também é uma tendência tecnológica para 2024, pois um modelo de soluções digitais sustentáveis ajudam a viabilizar o fortalecimento do ESG. As tecnologias sustentáveis melhoram os direitos humanos, bem-estar e prosperidade da empresa.

Curiosidade:

Até 2027, 25% dos diretores de TI terão remuneração vinculada ao seu impacto tecnológico sustentável.

4. Engenharia de plataforma

Diz respeito à construção de plataformas internas com componentes reutilizáveis, combináveis e configuráveis, conhecimentos e serviços. A dica é trabalhar com os usuários na busca por técnicas, ferramentas e processos que sejam úteis.

Isso pode ser feito com a criação de uma cultura de gestão de produtos, com a colaboração dos engenheiros da plataforma em parceria com os usuários finais. Assim é possível obter feedbacks valiosos de ambos os lados, em um ambiente seguro e produtivo!

5. Desenvolvimento Aumentado com IA

Essa é uma das estratégias de transformação digital mais inteligentes para acelerar o desenvolvimento dos profissionais de TI. As ferramentas de desenvolvimento aumentado se integram ao ambiente, auxiliando o engenheiro para produzir códigos de aplicativos e traduzir códigos existentes para linguagens mais modernas.

Com ele é possível transformar design em códigos, aprimorando os recursos de testes de aplicativos, por exemplo.

Vantagens:

  • Melhora a produtividade do   desenvolvedor;
               
  • Permite que as equipes de    desenvolvimento atendam a crescente demanda de software para          administração de negócios.       
               
  • Menos tempo construindo     código e mais tempo investido em atividades realmente relevantes.           

6. Plataformas do setor na nuvem

Assim como já citamos em outros artigos, o armazenamento de dados em nuvem é uma tendência da tecnologia que veio para ficar! Essa é uma proposta personalizada, ou seja, o armazenamento e acesso aos dados podem ser adaptados às necessidades da sua organização.

Os líderes de TI podem usar a composição dessas plataformas para obter a adaptabilidade e a agilidade para responder à disrupção acelerada no setor da sua organização. Eles fornecem resultados específicos do setor que sejam importantes e prioritários para os processos da sua empresa.

7. Aplicativos inteligentes

Aplicativos inteligentes, construídos com base em IA generativa são uma nova tendência da tecnologia em 2024. Por meio de dados de transações e fontes externas, os aplicativos inteligentes estimulam insights dentro do próprio aplicativo.

Os quais retroalimentam o sistema que os usuário estão utilizando. Assim, não é mais necessário que outras ferramentas de inteligência comercial para avaliar e entender a situação dos negócios, muito interessante né?

Curiosidade: Até 2026 30% dos novos aplicativos, usaram IA para impulsionar interfaces de aplicativos e softwares mais personalizados e adaptáveis às necessidades individuais!

8. IA generativa democratizada

A oitava tendência se trata da facilitação do acesso de todas as pessoas a capacidade de criar conteúdo líquido, imagem, fala, textos e muitos outros formatos com tecnologias de IA generativa como o Chat GPT por exemplo.

Porém, isso não será livre, vem também respaldado em novas regulamentações de governança, o resultado certamente é muito positivo com mais produtividade e tecnologia dentro das empresas, que ficaram ainda mais transformadas pelo digital.

9. Força de trabalho conectada e aumentada

Com as novas tecnologias o desenvolvimento profissional acelera ainda mais. Pois com mais recursos os profissionais ficam mais atualizados, investem menos tempo em tarefas desgastantes e ainda aumentam suas habilidades para acelerar e escalar a produtividade.

10. Clientes-máquina

Através da automatização e IA aplicada em produtos, as empresas serão capazes de criar os seus próprios consumidores ( produtos habilitados para internet das coisas). De acordo com Gartner, até 2028, 15 bilhões de produtos conectados existirão com potencial de se comportarem como consumidores. A previsão é que eles irão impactar em trilhões de dólares o mercado até 2030.


Agora que você descobriu as 10 principais tendências da tecnologia em 2024 é hora de se manter informado para não perder as melhores oportunidades! Então aproveite que já está por aqui para explorar o nosso blog e siga a Kriptos no Linkedin para acompanhar as novas publicações!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Social Media

Principais Publicações