Prancheta 1CNS_LOGO_

Saiba as 5 soft skills mais importantes para um profissional de dados

5 soft skills mais importantes para um profissional de dados

Engana-se quem acredita que o profissional de dados é composto apenas de conhecimento técnico. Sim, entender profundamente como lidar com dados é fundamental. Contudo, as empresas são complexas e formadas por: processos, relacionamento e principalmente pessoas. 

Dessa forma, os profissionais de dados capazes de desenvolverem habilidades interpessoais são extremamente valiosos. Afinal, nem sempre os clientes, parceiros e fornecedores irão entender a natureza do trabalho. 

Se você deseja ser esse profissional tão almejado, leia o nosso artigo até o final e descubra quais são as 5 soft skills mais importantes para o profissional de dados

O que são soft skills?

Soft skills referem-se principalmente à habilidade de convivência interpessoal, ou seja, a maneira como o profissional de dados lida com as pessoas ao seu redor e suas próprias emoções. 

Isso significa que quanto mais fácil for o convívio com esse profissional, melhor será o desempenho de habilidade como: trabalhar em grupo, comunicação e entrosamento com os colegas, características que a princípio não são técnicas, mas que fazem toda a diferença nos resultados das entregas e no clima do ambiente de trabalho.

 As soft skills não são facilmente mensuráveis e dependem sobretudo de um olhar a longo prazo sobre o comportamento e convívio do profissional. Porém, o histórico e a observação de atitudes frente a certas situações podem dar pistas a respeito do desenvolvimento ou não dessas habilidades interpessoais.

As hard skills não são importantes?

Sim, elas são fundamentais, dessa forma, profissionais de dados que possuem conhecimentos amplos em linguagem de dados, estatísticas e ferramentas de análise serão muito bem aproveitados pelo mercado.

Contudo, as habilidades interpessoais extremamente relevantes na escolha de um profissional para ocupar posições mais estratégicas. Por isso, separamos abaixo as 5 soft skills mais importantes para a carreira em dados.

1. Pensamento crítico

Um bom profissional de dados se diferencia por sair do óbvio por meio de uma visão holística do cenário. E isso é possível apenas, por meio de um olhar tomado por conhecimento, estratégia e uma visão global do negócio.

O pensamento crítico é uma soft skill e pode sim ser desenvolvida, acessando novas perspectivas com estudo, treinamentos, escuta ativa na busca por outros pontos de vista, realização de testes e é claro com o profissional mantendo-se sempre atualizado sobre as demandas do mercado.

2. Comunicação assertiva

A comunicação clara e sem ruídos é fundamental para que as mensagens cheguem com mais qualidade ao destinatário. Pessoas que conseguem se expressar com clareza, ganham eficiência e evitam retrabalho.

A comunicação assertiva assim como o pensamento crítico pode ser desenvolvida na prática, segue abaixo algumas dicas valiosas aos profissionais de dados:

  • O óbvio precisa ser dito, então nada de presumir que o             outro saiba;
               
  • Tenha paciência para explicar mais de uma vez;
               
  • Ao comunicar uma tarefa deixe os comandos por escrito em um       local acessível, pode ser por e-mail, ou por escrito.            

Essa soft skill é uma das mais importantes para evitar desgastes no relacionamento com os demais colegas e tornar a rotina mais eficiente.

3. Gestão de tempo

Fazer mais com menos tempo e mais qualidade, esse o sonho das empresas, um profissional com essa habilidade é perfeito para a carreira em dados. O mercado está cada vez mais exigente e intolerante com erros, portanto, é fundamental ter um profissional de dados capaz de agir com rapidez e dentro dos prazos solicitados pelos clientes.

Se você deseja melhorar o tempo das entregas para crescer na carreira ou trazer mais eficiência para a sua empresa veja abaixo algumas dicas:

  • Planeje o seu dia antes de começar a trabalhar;
               
  • Descubra quais são os seus momentos de maior produtividade;
               
  • Comece o dia pelo trabalho mais difícil;
               
  • Automatize tarefas repetitivas.         

Entregas com pontualidade ajudam a consolidar a confiança entre as partes o que valoriza ainda mais o profissional de dados.

4. Storytelling

Essa é uma das soft skills mais desejadas pelas empresas, o storytelling é essencial para traduzir as interpretações dos dados com uma linguagem mais didática e acessível. Bons profissionais de dados devem ser habilidosos para contar histórias.

Uma boa interpretação dos dados precisa gerar conexão entre quem analisou e quem vai atuar na resolução do problema. Dessa forma, não basta apresentar apenas gráficos e tabelas, os relatórios devem vir acompanhados de representações que traduzam de forma clara e simples a situação retratada.

Se você é profissional da área ou está em busca de desenvolver essa soft skill na sua equipe, confira abaixo algumas dicas valiosas:

  • Leia livros e matérias sobre o tema: o livro “Storytelling com Dados” do Cole Nussbaumer Knaflic é uma ótima forma de começar;
               
  • Escreva em rascunhos: faça um resumo sobre a informação que deseja passar, assim será possível fazer pequenos ajustes antes de passar a informação;
               
  • Conte o que você descobriu para um amigo, o feedback pode ajudar a aprimorar a escrita;
  • Leia também o conteúdo do nosso blog sobre storytelling de dados nas corporações.
               
  • E o mais importante, respeito o tempo de evolução, com a             prática você ou sua equipe estão cada dia mais habilidosos!

5. Trabalho em equipe

Trabalhar em equipe envolve uma série de soft skills entre elas: inteligência emocional, flexibilidade, gestão de conflitos e escuta ativa. Acima de tudo, trabalhar em equipe significa ser colaborativo e empático com quem estar por perto.

O profissional de dados resolve problemas de clientes, por isso, é fundamental demonstrar interesse pelo negócio, estar em constante comunicação com pessoas de diferentes áreas. E acima de tudo, com maturidade para ouvir feedbacks e propor soluções realistas.

Essa habilidade interpessoal pode ser aprimorada com mais reuniões, fazendo:

  • Brainstormings e extraindo informações valiosas entre colegas;
               
  • Dinâmicas de grupo, estimulando a troca de experiência e             reflexões sobre as próprias ações;
               
  • E reconhecimento de hábitos e vícios que prejudiquem o desenvolvimento do grupo ou atrapalhe o entrosamento entre membros da equipe.

Os profissionais de dados estão entre os mais bem remunerados da atualidade, afinal, eles são a ponte entre os números e as demais áreas. Por isso, essas soft skills são tão fundamentais para traduzir o conhecimento e conduzirem a organização a uma atuação mais assertiva e estratégica.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Social Media

Principais Publicações